O QUE É?
A cápsula endoscópica de intestino delgado é uma tecnologia inovadora que permite a visualização do intestino delgado de forma não invasiva. Consiste em uma pequena cápsula que o paciente ingere e que contém uma câmera de alta resolução.
QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES?
Esse procedimento é frequentemente utilizado quando há suspeita de sangramento gastrointestinal de origem no trato digestivo médio (intestino delgado), doença de Crohn, tumores ou outras condições que afetam o intestino delgado e não podem ser facilmente detectadas por outros métodos de imagem. Geralmente é indicada como método de rastreamento do intestino delgado para avaliar a necessidade de complementação com métodos mais invasivos como a enteroscopia.
COMO É FEITO?
Consiste em uma pequena cápsula que o paciente ingere e que contém uma câmera de alta resolução. Enquanto a cápsula percorre o trato gastrointestinal, as imagens são transmitidas para um dispositivo externo usado pelo paciente durante o dia para analisar o revestimento do intestino delgado. A leitura das imagens é feita pelo médico posteriormente. Neste caso não é possível a realização de biópsias ou outros tratamentos.
NECESSITA DE ALGUM PREPARO?
É necessário preparo com dieta na véspera (líquida e sem corantes vermelhos ou leite). Durante o dia do exame também há a necessidade de adaptação da dieta. Podem ser necessários exames prévios de imagem (como endoscopia e colonoscopia).
Agende sua consulta para uma avaliação mais detalhada.
QUAIS AS VANTAGENS?
A cápsula endoscópica permite a do revestimento interno do intestino delgado, região de difícil acesso a aos métodos endoscópicos, de forma não invasiva, segura e confiável.
QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS?
O acompanhamento cuidadoso após o procedimento é essencial para orientar o tratamento adequado indicado de acordo com as alterações encontradas.
NECESSITA DE UMA CÁPSULA ENDOSCÓPICA ?