O QUE É?
A ecoendoscopia alta, também conhecida como ultrassonografia endoscópica, é um procedimento que combina endoscopia e ultrassonografia para avaliar as estruturas próximas ao trato gastrointestinal superior.
QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES?
Lesões benignas ou pré-cancerosas do trato digestivo, patologias do pâncreas (cálculos, pancreatite crônica, nódulos), vesícula biliar e vias biliares (cálculos, tumores, pólipos etc).
COMO É FEITO?
Durante o procedimento, um endoscópio equipado com um transdutor de ultrassom na extremidade é inserido pela boca e avançado até o esôfago, estômago e duodeno. Isso permite que o médico visualize com precisão órgãos como o pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, fígado e linfonodos adjacentes, fornecendo informações detalhadas sobre sua estrutura e possíveis doenças. É possível ainda a avaliação das paredes desses órgãos para determinar a origem e natureza de determinadas lesões. Pode ser realizadas punções e biópsias ecoguiadas ou outros procedimentos.
NECESSITA DE ALGUM PREPARO?
Jejum absoluto (água e alimentos) por 8 horas ou conforme orientação médica. Podem ser necessários exames complementares de imagem (tomografia, endoscopia, ressonância).
Agende sua consulta para uma avaliação mais detalhada.
QUAIS AS VANTAGENS?
A ecoendoscopia permite a avaliação dos órgãos adjacentes do trato digestivo alto e a realização de biópsias de forma minimamentre invasiva, segura e confiável.
QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS?
O acompanhamento cuidadoso após o procedimento é essencial para orientar o tratamento adequado indicado de acordo com as alterações encontradas.
NECESSITA DE UMA ECOENDOSCOPIA?