DISSECÇÃO ENDOSCÓPICA DA SUBMUCOSA (ESD)
O QUE É?
A dissecção endoscópica da submucosa (ESD) referem-se a uma variedade de técnicas minimamente invasivas realizadas por meio de endoscopia para remover lesões ou tumores superficiais no trato gastrointestinal de maiores dimensões.
QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES?
Lesões benignas ou pré-cancerosas maiores (como pólipos e lesões superficiais grandes) e casos selecionados de câncer superficial precoce (não invasivo).
COMO É FEITO?
Durante uma dissecção endoscópica, o médico insere um endoscópio através da boca (ou reto) e avança até o local da lesão no esôfago, estômago ou cólon. Usando instrumentos especializados acoplados ao endoscópio, o médico pode levantar a lesão e dissecá-la da camada superficial do tecido, preservando as camadas mais profundas. Isso permite a remoção completa da lesão com margens de segurança.
NECESSITA DE ALGUM PREPARO?
Jejum absoluto (água e alimentos) por 8 horas ou conforme orientação médica. É necessário a realização de um preparo (ou limpeza) do intestino para a realização de ressecções do cólon e ou do reto. Podem ser necessários exames prévios de imagem (endoscopia ou colonoscopia) e suspensão de medicamentos anticoagulantes.
Agende sua consulta para uma avaliação mais detalhada.
QUAIS AS VANTAGENS?
A dissecção endoscópica pode evitar a necessidade de cirurgias mais invasivas; diminui o risco de recorrência da lesão, preserva a função dos órgão acometidos, reduz o tempo de recuperação e a dor pós procedimento além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS?
O acompanhamento cuidadoso após a dissecção endoscópica é essencial para monitorar a recorrência da lesão e garantir o sucesso do tratamento a longo prazo.
MUCOSECTOMIA (EMR)
O QUE É?
A mucosectomia (EMR) referem-se a uma variedade de técnicas minimamente invasivas realizadas por meio de endoscopia para remover lesões ou tumores superficiais no trato gastrointestinal de menores dimensões.
QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES?
Lesões benignas ou pré-cancerosas menores (como pólipos e pequenas lesões superficiais) e alguns casos selecionados de câncer superficial precoce (não invasivo).
COMO É FEITO?
Durante uma mucosectomia, um endoscópio é inserido pela boca ou pelo reto e avançado até o local da lesão. Em seguida, uma solução é injetada sob a lesão para levantá-la. O médico então remove a lesão cortando-a na sua base.
NECESSITA DE ALGUM PREPARO?
Jejum absoluto (água e alimentos) por 8 horas ou conforme orientação médica. É necessário a realização de um preparo (ou limpeza) do intestino para a realização de ressecções do cólon e ou do reto. Podem ser necessários exames prévios de imagem (endoscopia ou colonoscopia).
Podem ser necessários exame pré-operatórios. Agende sua consulta para uma avaliação mais detalhada.
QUAIS AS VANTAGENS?
A mucosectomia pode evitar a necessidade de cirurgias mais invasivas; preserva a função dos órgão acometidos, reduz o tempo de recuperação e a dor pós procedimento além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS?
O acompanhamento cuidadoso após a mucosectomia é essencial para monitorar a recorrência da lesão e garantir o sucesso do tratamento a longo prazo.
NECESSITA DE UMA RESSECÇÃO ENDOSCÓPICA?